Sem categoria

Carro Feito em Impressora 3D Usa Energia Solar e Filtra a Poluição do Ar

Sem comentários

Um grupo de estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, desenvolveu um carro elétrico inovador que não apenas utiliza energia solar para 15% de sua carga, mas também contribui ativamente para a proteção do meio ambiente através de outras funcionalidades sustentáveis.

O veículo, denominado ZEM (sigla em inglês para “Mobilidade de Emissão Zero”), possui uma carroceria feita em impressora 3D e um revestimento interno feito de abacaxis. Além disso, está equipado com placas solares para captar energia da atmosfera e alcançar a neutralidade de emissões.

Uma das inovações mais notáveis é a inclusão de filtros que ficam embaixo do carro, capazes de captar o dióxido de carbono do ar. Esses filtros funcionam com o próprio movimento do ZEM e podem captar CO2 para ser utilizado como fonte de outros combustíveis limpos ou simplesmente ser armazenado, evitando que retorne à atmosfera. No entanto, os filtros precisam ser esvaziados a cada 320 km de uso e, atualmente, capturam apenas uma pequena quantidade de CO2.

Apesar das limitações atuais, os estudantes e a equipe da TU/ecomotive, que gerenciou o projeto, estão otimistas e veem este desenvolvimento como um primeiro passo significativo para criar um veículo de emissão neutra.

Perguntas para Reflexão:

  1. Como a inovação na construção de veículos pode contribuir para um futuro mais sustentável?
  2. Quais são os desafios e limitações atuais para a criação de veículos verdadeiramente ecológicos?
  3. De que maneira a tecnologia de impressão 3D pode revolucionar a indústria automobilística?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este campo é obrigatório.

Este campo é obrigatório.

× Como posso te ajudar?